domingo, 16 de setembro de 2007

As Funções Químicas - 8º ano

Leitura Complementar: Os produtos do petróleo


O petróleo é um líquido escuro e oleoso extraído de depósitos subterrâneos. É formado por uma mistura de substâncias orgânicas (substâncias que contêm cadeias de carbono e hidrogênio, além de outros elementos). As substâncias mais abundantes no petróleo são chamadas hidrocarbonetos e são formadas por cadeias de átomos de carbono e hidrogênio. Ele é resultado da transformação, ao longo de milhões de anos. de algas e outros seres microscópicos aquáticos que foram soterrados.
Depois de sua extração, o petróleo é tranportado para refinarias. Aí os seus componentes são separados e purificados nas chamadas torres de fracionamento. As torres possuem vários pratos horizontais, cada um a uma temperatura diferente. O petróleo aquecido em uma fornalha se vaporiza e sobe pela torre. Quando um componente do petróleo chega a uma parte da torre que tem uma temperatura menor que seu ponto de ebulição, ele se condensa e é recolhido. Os hidrocarbonetos formados por moléculas pequenas têm um ponto de ebulição menor do que os hidrocarbonetos formados por moléculas grandes. Assim, em cada prato condensa-se uma fração de petróleo formada por compostos com pontos de ebulição muito próximos. Surgem assim vários produtos: gasolina, querosene, óleo diesel e gás de cozinha, conhecido como gás liquefeito do petróleo (GLP).
O aumento do número de automóveis exigiu um aumento da produção de gasolina. A gasolina é formada por uma mistura de hidrocarbonetos com 5 a 12 átomos de carbono por molécula. Para aumentar a quantidade desse combustível, usa-se um processo chamado craqueamento, que consiste na quebra de moléculas maiores de outras frações do petróleo, como o querosene, formado por moléculas com 12 a 16 átomos de carbono. Uma molécula com 15 carbonos, por exemplo, é quebrada em duas com 8 a 7 carbonos.

Agora responda às questões:
a) Que processo foi usado para separar os componentes do petróleo?
b) Além dos produtos mencionados, que outros materiais você conhece que são fabricados a partir do petróleo?
c) O termo "craqueamento" vem de um verbo da lingua inglesa. Descubra qual é esse verbo e o que ele significa.
d) Identifique um fenômeno físico e um fenômeno químico utilizados na produção dos derivados do petróleo mencionados no texto.


As Funções Químicas

O vinagre contém um ácido: o ácido acético. O iogurte contém outro ácido: o ácido láctico. O leite de magnésia contém uma base: o hidróxido de magnésio. O mármore é constituído de um sal: o carbonato de cálcio. Na ferrugem encontramos um óxido de ferro. O gelo-seco é formado por outro óxido: o gás carbônico.
O ácido acético do vinagre possui várias propriedades químicas semelhantes às de diversos outros ácidos. Um grupo de substâncias com propriedades químicas semelhantes é chamado de função química.
A questão é: ácidos, bases, sais e óxido... Que diferenças químicas há entre essas funções?

os ácidos

Os ácidos estão presentes nos alimentos e em nosso próprio corpo. O ácido acético no vinagre; o ácido cítrico no limão, na laranja em algumas outras frutas; o ácido clorídrico no estômago; o ácido ascórbico (é o nome da vitamina C) em diversas frutas. Mas o que é um ácido?
O limão tem sabor azedo. O iogurte natural também. Essa é uma propriedade do grupo dos ácidos. No caso do limão, o sabor vem do ácido cítrico, entre outros ácidos. No caso do iorgurte natural, do ácido láctico.
Mas atenção: para saber se uma substância contém ácidos nunca se deve prová-la. Em primeiro lugar porque substãncias desconhecidas é sempre perigoso, já que muitas podem ser venenosas. Em segundo, porque muitos ácidos (e muitas bases) são tóxicos e corrosivos: não devem ser ingeridos ou aspirados, nem devem entrar em contato com a pele. Por isso não manipule ácidos (e bases ou qualquer substância desconhecida) sem proteção para os olhos, mãos e partes expostas do corpo.
Em vez de provar, os químicos identificam os ácidos por meio de suas propriedades químicas.

As propriedades dos ácidos

Os ácidos têm diversas propriedades, além do sabor azedo. Muitas delas podem ser explicadas por uma característica da molécula que constitui os ácidos: quando estão dissolvidos em água, os ácidos formam um tipo de íon - o H+, chamado íon hidrogênio. Esse íon de carga positiva ( cátion) é o átomo de hidrogênio sem o elétron.
Quase todos os átomos de hidrogênio de uma amostra possuem apenas um próton e 1 elétron. São pouquíssimos os que possuem 1 ou 2 nêutrons além do próton. Pode-se dizer, então, que um ácido é uma substância da qual se pode remover 1 próton, ou uma substância que libera prótons.

Nenhum comentário: