sábado, 9 de junho de 2007

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O 6º ANO

RESOLVA AS SITUAÇÕES ABAIXO:

1- Maior animal da Amaz?onia, o peixe-boi é um mamífero que mede 3 metros de comprimento, "pesa" o mesmo que 7 homens e consome 50 Kg de capim por dia.
a) Sabendo que uma pessoa adulta "pesa" aproximadamente 70 quilos, quanto "pesa" o peixe-boi?

b) Qual a quantidade e capim que o peixe-boi consome em 3 dias? E em uma semana?

2- Num supermercado, há a seguinte promoção de latas de óleo: "leve três e pague dois"
a) Ana Carla levou 21 latas. Por quantas latas ela pagou?
b) Júlia pagou por 8 latas. Quantas latas ela levou?

3- Uma árvore foi atacada por uma praga, e seus frutos foram apodrecendo, dia-a-dia, nesta seqüência numérica: 1, 3, 9, ... . Isso significa que, no primeiro dia, apodreceu 1 fruto; no segundo dia aprodreceram 3 frutos; no terceiro dia apodreceram 9 frutos, e assim sucessivamente, ou seja, em cada dia apodrecia o triplo de frutos do dia anterior. Se, no sétimo dia, apodreceram os últimos frutos, quantos frutos foram atacados no total?

4- Um mágico se apresenta vestindo calça e paletó de cores diferentes. Ele possui uma calça marrom e outra branca e paletós nas cores vermelho, amarelo, azul e verde. de quanta maneiras diferentes o mágico poderá se vestir para um espetáculo?

5- Marina faz ovos de páscoa caseiros, todos do mesmo tamanho. Dividiu a produção de um dia em caixas iguais, preenchendo 19 delas e deixando a vigésima caixa com 15 ovos, isto é, com um ovo a menos do que a sua capacidade. Qual foi a produção desse dia?

6- Em uma caixa, havia 148 lápis. Gabriel retirou da caixa 25 lápis e, depois, outros 18. Os restantes foram guardados, em quantidades iguais, em três caixas. Quantos lápis foram colocados em cada caixa?

7- A mãe de Maria Júlia e Ana Clara comprou uma caixa de balas. Maria Júlia tirou a metade das balas da caixa. Mais tarde, Ana Clara também retirou a metade das balas que encontrou na caixa. Restaram 10 balas. Quantas balas havia inicialmente na caixa?
Dica: explore o cálculo mental e trabalhe com frações equivalentes.


É só isso. As dúvidas poderão ser resolvidas em sala de aula opu nos plantões que acontecerão nos dias 11 e 18 de junho. Estudem, estes probleminhas são bem bonitinhos, vocês não acham?

Beijinhos no coração. Irani

Cuide da beleza da vida, cuide do sorriso, cuide da alegria, cuide da amizade, cuide do olhar, cuide das palavras, cuide de você, cuide da natureza. Você merece um bom lugar para viver.

Nenhum comentário: